top of page

Intervenção na Neurodiversidade

O acompanhamento nutricional é de suma importância, uma vez que contribui para otimizar qualidade de vida, prevenção e manutenção da saúde, tratando comorbidades como gastrointestinais, dores abdominais, diarreia crônica, flatulências, vômitos, refluxo, alergia, intolerância e sensibilidade alimentar, assim como alterações no comportamento, irritabilidade, distúrbios do sono, no cognitivo, atenção e concentração, entre outros. 

Falando em nutrição neurodiversa tem uma condição complexa, sobre a qual, ações alimentares e nutricionais corretas e eficazes contribuem para o progresso na qualidade de vida destes indivíduos, sendo preciso observar efeitos preventivos em carências nutricionais na infância, e até na gestação. A conduta dietética nas crianças átipicas é de grande importância para a evolução e melhoria da saúde física e mental. Pesquisas apresentam que uma dieta equilibrada tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar, principalmente na sintomatologia que tem infinitas possibilidades para a melhora da qualidade de vida dessas crianças, expressando mudanças na comunicação, atenção e hiperatividade...

Dentro destes acompanhamentos nutricionista, destacam – se intervenção alimentar, com atividades, estratégias, capacitações com a criança e com os pais e cuidadores, para generalização de mudança de comportamento alimentar, quebrar o ciclo da recusa alimentar.

 

A importância de modular a microbiota intestinal, removendo patógenos, reparar e reinocular bactérias boas, equilibrando essa microbiota, protegendo o epitélio intestinal, fechando as barreiras abertas (leaky gut), suplementação das principais vitaminas e minerais para proteção e bom funcionamento da imunidade inata como: magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina D3, curcumina, coenzima Q10, triptofano... 

 

Cuidado com substituição/redução/remoção de alimentos ultra – processados ricos em açúcares e gorduras, xenobióticos, glutamatos, conservantes, corante, dentre outros, dando preferência por alimentos in – natura ou minimamente processados, aumentando o no consumo de frutas, verduras, legumes, grãos, sementes, castanhas, cereais orgânicos, proteinas magras, hortaliças, vitaminas e minerais.

 

A nutrição integrativa na neurodiversidade, trata com respeito, cuidado, amor.

"Nutrição é arte de dar saúde a vida!"  Luany Dourado

©2021 por ABANutri. Por Heditar Assessoria & Comunicação.

bottom of page